Menu

Fev 2017 | ano 2, ed. 3

20 de February de 2017

Ler Online Download pdf

Referente à política e à economia global, uma das frases mais ouvidas no ano passado foi “vivemos em um momento de incerteza”. Hoje, em meados de 2017, começam a surgir os primeiros efeitos dos acontecimentos e decisões governamentais que permearam 2016.

Para tentar navegar por esse futuro nebuloso, escolhemos como matéria de capa dessa edição o artigo produzido pela equipe de Relações Governamentais da BMJ, “Reformas, Medidas Provisórias e Pec: o que pautará a agenda do congresso nacional em 2017?”, com vistas a analisar as principais medidas que serão  discutidas pelo Poder Legislativo ao longo do ano. Dentro desse contexto, estão as dez medidas anunciadas por Temer para estimular a economia e a desburocratização. Alexandre Andrade, Consultor Tributário da BMJ, analisou três das medidas propostas que produzirão efeito direto sobre o Sistema Financeiro Nacional e nos explica como elas podem afetar a economia brasileira.

Ainda no âmbito das incertezas, o governo americano não foge à regra e a cada dia que passa, Donald Trump tem tomado iniciativas mais inesperadas. A quebra constante de diplomacia política por meio de declarações polêmicas nas redes sociais é um exemplo SOBRE ESTA EDIÇÃO disso. Victor Brandão, jornalista e Consultor de Relações Governamentais, nos apresenta o artigo “O presidente do Twitter: Donald Trump e o jeito de fazer polític@, em nada mais do que 140 caracteres”.

No comércio internacional, Monica Rodriguez fala sobre o impasse presidencial do
Mercosul e seus impactos para a indústria brasileira. A temática do texto nos inspirou a escolher o Uruguai para ilustrar a seção Comércio em Foco desse mês. E mais, Thaís Uchôa, Consultora em Assuntos Regulatórios, discorre sobre a gripe aviária, doença epidêmica que vem abalando o mundo e o comércio internacional.

BOA LEITURA!

CATEGORIA:

Press office