Menu

Dez 2016

17 de fevereiro de 2017

Ler Online Download pdf

O Boletim BMJ continua seu processo de evolução para oferecer de maneira objetiva e assertiva informações que possam auxiliar o entendimento de cenários e os negócios de nossos leitores. Nesta edição, adotamos uma identidade visual nova, com uma versão modernizada de nossa marca. Fizemos refletir na diagramação aspectos e elementos gráficos que traduzem esse novo momento da Barral M Jorge.

Nossa consultoria cresceu para além dos serviços em comércio internacional, relações governamentais e análise tributária. Inauguramos a especialidade de assuntos regulatórios e, mais recentemente, acrescentamos a expertise de relações públicas ao nosso portfólio, porque acreditamos que, na atual era da informação, a participação da sociedade nos assuntos públicos se expandiu grandemente, exigindo novas posturas de transparência e posicionamento das empresas.

Não à toa, escolhemos como matéria de capa desta edição uma entrevista com o professor doutor da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP, Paulo Nassar, coordenador do Grupo de Estudos de Novas Narrativas e Diretor-presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). Em sua entrevista, Nassar aborda aspectos da sociedade brasileira atual onde a condução de assuntos de toda ordem pode provocar controvérsias e inúmeros pontos de vista, exigindo das empresas uma postura mais transparente e dialógica. É nesse contexto, que a atividade de relações públicas se torna uma ferramenta fundamental para as relações governamentais, na opinião de Nassar.

Outro tema bastante atual que escolhemos para esta edição, é o marco regulatório da internet. Mesmo com a sanção da Lei no 12.965 em 2014, alguns temas como a neutralidade da rede e a proteção de dados pessoais ainda geram polêmicas. Nosso assistente em Relações Governamentais Lucas Fernandes aborda em seu artigo “Legal Framework of Internet” os desafios para a regulação e governança desse sistema complexo e bastante peculiar que é o ambiente virtual. Na seara de assuntos regulatórios, nossa consultora Thaís Uchôa escreve sobre a nova instrução normativa do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, de 25 de novembro, que visa o controle e monitoramento da Salmonella na produção avícola. A nova norma afeta diretamente a produção de frangos, galinhas e perus e tem como objetivo reduzir a prevalência da Salmonella e estabelecer um nível adequado de proteção ao consumidor.

E nós não poderíamos deixar de abordar também novas facetas e desenvolvimentos esperados no comércio mundial a partir da eleição de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos. Matheus  Andrade, consultor em Comércio Internacional, ressalta, nesta edição, o novo papel que a China pode desempenhar caso o Acordo do Transpacífico (TPP) seja realmente preterido por Trump. A versão chinesa para o TPP é o chamado RCEP (Regional Comprehensive Economic Partnership), um acordo de livre comércio de bens, serviços e investimentos, cujas negociações iniciaram em 2012 e inclui 10 países da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). Ainda que possa também ser considerado um mega-acordo por sua dimensão, o RCEP é menos abrangente que o TPP. Porém, com o potencial de transformar a China no novo hub de comércio do mundo!

Para facilitar a leitura, a partir desta edição também dividiremos os temas em editorias: Relações Governamentais, Comércio Internacional, Regulatório, Tributário e Relações Públicas. Nas edições que trouxerem artigos externos ou entrevistas a renomados profissionais, abrigaremos os textos na editoria “Palavra de Especialista”. Assim, ficará claro para os leitores, quando o autor do material não for um dos consultores associados da Barral M Jorge. Em cada revista, escolheremos três ou quatro das editorias citadas acima para compor a publicação. E em todas elas, como já é tradição, manteremos as colunas “Comércio em Foco” e “Agenda OMC”.

Esperamos que gostem da nossa nova cara. Ela foi pensada com muito cuidado para levar até você informações qualificadas e importantes para o mundo dos negócios, com um visual leve e atrativo. Estaremos sempre abertos a sugestões, críticas e reconhecimentos. Para isso, criamos um email exclusivo para você, leitor do boletim, falar conosco: boletimbmj@barralmjorge.com.br. Aguardamos suas manifestações!

BOA LEITURA!

CATEGORIA:

Assessoria de imprensa

  1. Camilla Azeredo e Elisa Diniz
  2. comunicacao@barralmjorge.com.br
  3. + 55 61 3223-2700