Menu

Dez 2015 | ano 1, ed. 1

13 de February de 2017

Ler Online Download pdf

Você tem em mãos o mais novo produto da Barral M Jorge Consultores Associados. O Boletim BMJ chegou para cobrir a lacuna que temos no Brasil por não possuirmos, até ontem, uma publicação especializada em Comércio Internacional. A revista é mensal e comandada pela consultora Renata Amaral.

O objetivo da revista online é manter nossos leitores sempre bem informados sobre eventos atuais do comércio. Nas próximas páginas você vai poder ler análises detalhadas, engajadas por um olhar crítico e com a chancela de qualidade da Barral M Jorge. Nossa pretensão é abordar temas atuais, tendências, riscos para empresas brasileiras e análises específicas para os atores no cenário internacional. Para isso, a equipe da BMJ produziu textos, gráficos e imagens para ilustrar o momento.

Nesta primeira edição, Gilvan Brogini apresenta a Parceria Transpacífica (TPP) e suas implicações para o comércio internacional nos próximos anos. Em outro artigo, Bruna Maronesi apresenta uma reflexão sobre os acordos regionais e o que podem representar como alternativa para o comércio exterior brasileiro.

Outras seções – que se renovarão a cada edição, apresentam dados sobre um país (começamos, sem muita surpresa, com o Brasil), e as novidades no front multilateral, na Organização Mundial do Comércio. Continuamos com o desafio de oferecer, aos clientes e parceiros, análises percucientes que possam auxiliá-los a compreender o cenário atual.

No futuro próximo, é visível que, para muitos, o retorno ao comércio exterior será inevitável, e o acesso a novos mercados será um passo necessário para aumentar a competitividade da produção brasileira. Esperamos que o Boletim possa ser uma contribuição neste sentido.

Boa leitura!

Welber Barral, Sócio-diretor da Barral M Jorge.

CATEGORIA:

Press office