Menu

Abr 2016

17 de February de 2017

Ler Online Download pdf

A quinta edição do Boletim de Comércio Internacional é especial para a BMJ. Para além de abordar temas de extrema relevância no cenário atual do Comércio Internacional, esta edição tem a satisfação de contar uma contribuição especial de Paulo Ferracioli, além de entrevista exclusiva do Diretor do Departamento de Comércio Exterior (DECEX) do MDIC, Renato Agostinho. Monica Rodriguez inaugura esta edição com seu artigo Drawback Contínuo tem Previsão para Acontecer ainda em 2016, em que aborda alterações relevantes que serão implementadas pelo governo
até o final deste ano relativamente ao regime especial de drawback. O artigo merece destaque, dentre outros, por trazer a entrevista exclusiva gentilmente concedida à consultora pelo Diretor do DECEX.

Em seguida, em Dependência da China: um dos pecados brasileiros, Renan Fleck reflete sobre a política econômica nacional brasileira e a necessidade de recalibrar as escolhas do país e promover mudanças nas diretrizes e prioridades econômicas e comerciais do Brasil. Ao abordar as mudanças necessárias, Renan sugere que um dos pecados do Brasil foi a dependência quase que exclusiva da China nos últimos anos. Na seção Comércio em Foco, divulgamos dados relativos a Rússia, uma das grandes economias mundiais, além de proeminente player no âmbito do comércio multilateral e promissor parceiro comercial para o Brasil.

Na sequência, no artigo de destaque desta edição, o professor convidado da FGV Paulo Ferracioli brinda-nos com uma aula impecável sobre o sistema multilateral de comércio, e faz reflexões sobre o passado e o futuro da OMC. Paulo sugere que para garantir a importância do Sistema Multilateral de Comércio é necessário repensá-lo, e que a eventual redução de sua importância e a fragmentação completa das negociações representaria a perda de uma construção extremamente bem-sucedida em termos de regulamentação do comércio internacional.

No último artigo desta edição, Renata Amaral, em Brief impressions on the WTO rules and Members’ Policy Space, contribui com breves reflexões sobre o impacto no espaço para políticas públicas de desenvolvimento econômico dos Membros da OMC com o advento das regras e disciplinas da Organização. Para finalizar este número, apresentamos os últimos acontecimentos na OMC em relação a negociações e disputas.

Boa leitura!

CATEGORIA:

Press office