Menu

Canadá abre consulta pública para acordo com Mercosul após interações com equipe Macri

11 de maio de 2017 - Veiculado em Government of Canada

Aproveitando o clima pró-mercado do Mercosul, sem a presença da (suspensa) Venezuela, os governos dos 5 países iniciam conversações para tentar construir um acordo de Livre-Comércio. Há vários anos o Canadá amplia acordos comerciais com parceiros tradicionais e não-tradicionais, visando reduzir sua dependência externa dos Estados Unidos, mesmo antes de Donald Trump.

O Canadá elegeu o Brasil como prioridade no comércio e investimento e a janela de oportunidade que se abre permitiria uma linha direta entre Mercosul e Canadá, há muito almejada.

Do lado do Mercosul, especialistas são unânimes em afirmar que é hora de o Mercosul agilizar sua internacionalização e maior presença no comércio global por meio de alianças fortes, que façam sentido econômico.

Sendo o Canadá um experiente negociador de acordos internacionais, parece-nos razoavelmente fácil a aceleração de entendimentos com os países do bloco do hemisfério sul. A expectativa é de que as negociações sejam iniciadas e concluídas antes das eleições brasileiras de 2018 – o que é ambicioso, mas não impossível, se os países mobilizarem equipes eficientes e setores visando identificar sinergias e ganhos recíprocos.

Uma consulta pública foi aberta pelo Governo do Canadá, convidando interessados a contribuírem com ideias e setores que deveriam ser privilegiados nas negociações. O prazo para sugestões é o dia 29 de maio.

A BMJ associada à Kraft International Consultants, baseada no Canadá, pode acompanhar de perto os assuntos de interesse de clientes naquele país.

A consulta se encontra disponível aqui

 

CATEGORIA: Comércio Internacional

Assessoria de imprensa

  1. Camilla Azeredo e Elisa Diniz
  2. comunicacao@barralmjorge.com.br
  3. + 55 61 3223-2700